"Lembre do seu criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dira; Não tenho mais prazer na vida."Eclesiastes 12:1


terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que é a Bíblia?

Agora está na hora de ajoelhar no milho galera!! brincadeirinha...rsrsrsrs... Claro que estudar a bíblia ás vezes pode ser uma tarefa cansativa, mais não que seja impossível. Colocarei aki o q aprendo para não cair no esqueçimento e assim vcs tbm aprendem  d uma forma mais interessante...hehehehe....ninguém é de ferro né?? E ai vc já se perguntou o que é a bíblia? Você sabe pq nela tem vários nomes e tal? A bíblia na verdade é uma coleção de livros, feitas pela inspiração de Deus ou para outros como nome de revelação. A Palavra foi escrita por mais de 40 profetas entre eles reis, pescadores, sacerdotes, oficiais do governo, fazendeiros, pastores e médicos.  (homens de Deus).



A Bíblia é “Inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16).
A Bíblia é composta por 66 livros e o maior objetivo dela é a mensagem de Deus para os homens. Ela tem duas divisões o Velho Testamento (Jesus virá) e o Novo Testamento (Jesus veio e retornará).

Os temas são:  - Velho Testamento:Leis(palavra de Deus), Poéticos (Mensagem para o povo), os profetas maiores e os menores ( espera e expectativa da vinda de Jesus)
- Novo Testamento: Biografias de Jesus, Histórico, Carta (Epístolas de Paulo e Gerais) e Profético (Interpretação do Apocalipse).

 Também é importante saber todos os nomes dos livros vamos lá....

Velho Testamento: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronônimo, Josué, Juizes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas. II Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó,Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, I Coríntios, II Corintios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalanicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas e Apocalipse. 


Curto resumo da bíblia:


"Deus criou o homem e o colocou em um ambiente perfeito; no entanto, o homem se rebelou contra Deus e deixou de ser o que Deus tinha planejado para ele ser. Deus colocou o mundo sob uma maldição por causa do pecado, mas imediatamente colocou em ação um plano para restaurar o homem e toda a criação à sua glória original.
Como parte do Seu plano de redenção, Deus chamou a Abraão para sair da Babilônia e ir para Canaã (mais ou menos 2000 A.C.). Deus prometeu a Abraão, a seu filho Isaque e seu neto Jacó (também chamado de Israel) que Ele iria abençoar o mundo através de um de seus Descendentes. A família de Israel emigrou de Canaã a Egito, onde eles passaram a ser uma nação.
Mais ou menos 1400 A.C., Deus guiou os descendentes de Israel a deixar o Egito sob a direção de Moisés e deu a eles a Terra Prometida, Canaã. Através de Moisés, Deus deu ao povo de Israel a Lei e fez uma aliança (testamento) com eles: se eles permanecessem fiéis a Deus e não seguissem a idolatria das nações ao seu redor, eles iriam prosperar. Se eles abandonassem a Deus e seguissem aos ídolos, então Deus iria destruir sua nação.
Mais ou menos 400 anos depois, durante os reinos de Davi e seu filho Salomão, Israel se solidificou em um reino grande e poderoso. Deus prometeu a Davi e Salomão que um Descendente deles reinaria como um Rei eterno.
Depois do reino de Salomão, a nação de Israel foi dividida. As dez tribos do norte se chamaram de “Israel”, e eles duraram mais ou menos 200 anos até que Deus os julgou por sua idolatria: Assíria levou Israel cativo mais ou menos 721 A.C. As duas tribos do sul foram chamadas de “Judá”, e elas duraram mais tempo, mas eventualmente também abandonaram a Deus. Babilônia levou eles cativo mais ou menos 600 A.C.
Mais ou menos 70 anos depois, Deus graciosamente trouxe o restante dos cativos de volta a sua própria terra. Jerusalém, a capital, foi reconstruída mais ou menos 444 A.C., e Israel mais uma vez estabeleceu sua identidade nacional. Dessa forma o Velho Testamento termina.
O Novo Testamento começa mais ou menos 400 anos depois com o nascimento de Jesus Cristo em Judá. Jesus era o Descendente prometido a Abraão e Davi; Aquele que iria cumprir o plano de Deus de redimir a humanidade e restaurar a criação. Jesus fielmente completou Sua tarefa: Ele morreu pelo pecado e ressuscitou dos mortos. A morte de Cristo é a base para a nova aliança (testamento) com o mundo: todo aquele que tem fé em Cristo vai ser salvo do pecado e viver eternamente.
Depois da Sua ressurreição, Jesus enviou Seus discípulos para anunciar as novas da Sua vida e Seu poder para salvar em todos os lugares. Os discípulos de Jesus saíram em todas as direções anunciando as boas novas de Jesus e da salvação. Eles viajaram pela Ásia Menor, Grécia e por todo o Império Romano. O Novo Testamento termina com uma profecia do retorno de Jesus para julgar o mundo incrédulo e libertar a criação da maldição."
Fonte: Got Questions
Que vocês aprendam um pouco da palavra de Deus e que esse pequeno estudo possibilite você a falar da palavra de Deus.

Manu Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi galera sintam se a vontade para dar sua opnião, sugestões e elogios, que tudo seja feito para agradar ao Senhor.

Poderá gostar também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...